Perdoar é uma arte divina e para poucos.
Para muitas pessoas perdoar é um grande desafio porque nos apegamos ao papel de ofendido e de vítima e preferimos nos manter fechados e inacessíveis. Guardar mágoas, raiva, ressentimentos e qualquer outro sentimento negativo baixa a imunidade do nosso organismo e assim ficamos propensos a vários tipos de doenças como o infarto e o câncer, e também reduz a nossa capacidade de amar. Perdoar de coração é uma das tarefas mais difíceis para o ser humano, porque muitas vezes é confundido com fraqueza e baixa auto-estima, o que na realidade é o inverso. Somente os fortes são capazes de um ato tão nobre e amoroso. Além de uma das atitudes mais gratificantes, perdoar nos transmite paz e alívio.
Muitas pessoas entendem que o perdão deve ser pedido pelo outro ou merecido por ele, o que na verdade é um presente oferecido por nós mesmos.
Comece praticando, ou melhor, perdoando atitudes que ocorrem no dia-a-dia, como por exemplo, um atraso de 10minutos de um amigo ou o mal-humor do colega de trabalho. E claro, primeiramente perdoe a si mesmo. Como você quer perdoar os outros se não se perdoa? Quando perdoamos nos libertamos do passado e nos abrimos para o novo e o futuro se enche de esperança e amor.
Se você não tiver mais contato com esta pessoa ou se ela já tiver morrido, não importa. Visualize esta pessoas e concentre-se desejando, sinceramente, tudo de melhor para ela. Faça isto tantas vezes e pelo tempo que for necessário. No final você será o maior beneficiado. Uma sensação de amor e bem-estar tomará conta de você.