terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lave a alma com lavanda.





O cheirinho bom da lavanda faz a gente lembrar de momentos felizes, da infância, de aconchego, casa limpa, lençóis branquinhos e de coisas gostosas. É capaz de apaziguar emoções fortes e suavizar a vida.

A lavanda é nativa da região do Mediterrâneo e a palavra vem do latim "lavare" (lava, limpa e desintoxica).

Historicamente é utilizada na indústria de perfumaria e medicamentos. Suas flores lilás e suas folhas são cobertas com um revestimento prata que é de encher os olhos!!!. 

Cultivada dentro de casa, garante bons remédios caseiros, aroma inconfundível e ainda calma o ambiente. As flores secas embaladas em pequenos saquinhos de tecido de algodão são colocados entre as roupas do armário para dar uma fragrância fresca e agradável e também para impedir a presença de insetos e parasitas. 

O óleo essencial de lavanda é o mais versátil que existe. Não tem contraindicação e pode ser usado por qualquer um (crianças, idosos, gestantes, animais, diabéticos, etc). Atua desde a analgésico, passando por antidepressivo, hipotensor, antisséptico, bactericida, descongestionante, calmante, etc.


Conheça alguns dos vários benefícios da lavanda:
Insônia, tensão muscular, ferimentos, cortes e queimaduras leves, mau hálito, dor de garganta, palpitações, queda de cabelo, alivia a TPM e cólicas menstruais, dor ciática, estimula o sistema nervoso, aumenta a autoestima e acalma a mente e o espírito. 
Usado para massagear as têmporas, alivia dores de cabeça.
Algumas gotas do óleo de lavanda no banho do bebê ajuda a acalmar e a ter um sono tranquilo.

Estudos mostram que o óleo de lavanda pode melhorar a dores pós cirúrgicas. Pacientes submetidos à cirurgia de biópsia de mama receberam ou oxigênio suplementado com óleo de lavanda ou apenas oxigênio. Os pacientes do grupo que recebeu a lavanda relataram uma melhora na dor do que os pacientes do outro grupo.

Uma das maiores propriedades da lavanda é a capacidade de restaurar o equilíbrio do corpo e da mente

A lavanda é calmante natural que a natureza nos presenteou. 

Faça desta plantinha lilás sua aliada diária !





Acima, plantação de lavanda na região de Provence na França. A região é a maior cultivadora desta planta e sendo assim, produz o melhor óleo essencial.



Algumas receitas com lavanda:


Banho para aliviar o estresse, o cansaço e a melhorar o sono:
10 ml (aproximadamente 4 colheres de sopa) de sabonete líquido neutro (pode ser de criança).
2 gotas de óleo essencial de Lavanda.
Aplique esta mistura na esponja do banho e passe pelo corpo. Deixe agir por alguns minutos e enxague em seguida com água morna. Lembre-se de inspirar profundamente a fragrância para que seu benefício seja maior.

Óleo de massagem para dores musculares, reumáticas e cólicas menstruais:
5 ml (aproximadamente 2 colheres de sopa) de óleo vegetal de semente de uva ou de amêndoas,
2 gotas de óleo essencial de Lavanda.
Aplique na região de dor com massagem leve por cerca de 15 minutos e cubra a região para que o óleo seja absorvido pela pele. Espere por uma hora e retire com água morna.



Solange Medeiros

Terapeuta do bem estar
(11) 99376 7637




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Coloque mais cor na sua vida.



As cores estão presentes nas roupas, nos alimentos, em casa, no trabalho, na natureza, enfim, em todos os lugares. Atualmente as cores têm sido usadas com finalidades terapêuticas, mas já se fazia uso das cores desde as antigas civilizações do Egito e da Grécia. Os egípcios, por exemplo, construíram uma cidade colorida de nome Heliópolis, que significa cidade da luz, para tratar determinadas doenças. 

Existem alguns médicos naturalistas que costumam utilizá-la com sucesso e consideraram a cromoterapia como parte importante da medicina do futuro, devido a sua simplicidade, eficácia e praticidade em aplicá-la. 

A cromoterapia tem como finalidade restaurar e criar condições de recuperação as células debilitadas, através da ação da cor no campo etérico. Estimula a capacidade regenerativa, bem como proporciona a formação de novas células. O uso de diferentes cores altera ou mantém as vibrações do corpo numa frequência que traz saúde, bem-estar e harmonia. 

Os raios das cores podem ou não serem visíveis. Utiliza-se através de luzes coloridas pela visualização, meditação, respiração, energia luminosa, energia solar, roupas, etc.



Cada uma das cores emite uma vibração diferente que interfere no campo energético, físico e emocional do indivíduo

   Vermelho: é a cor da saúde, do vigor, da paixão e da sexualidade. É considerada cor quente, estimulante e revigorante, que produz impulsividade, avidez e desejo. Pessoas anêmicas, depressivas, apáticas, tristes, melancólicas, frígidas e com impotência sexual, necessitam do vermelho, porém indivíduos irados, agitados, com pressão alta, distúrbio bipolar, insônia, doenças do fígado e vesícula biliar, devem evitar esta cor. É a cor do chakra básico.

   Laranja: é uma cor acolhedora e estimulante. A cor do sol. É a cor da felicidade e da sociabilidade, otimismo, expansividade, confiança, automotivação, rejuvenescimento e senso de comunidade. Pode ser usada em pessoas tímidas e introspectivas, nos distúrbios osteo-muscular e para queimar gorduras. Deve ser evitado em indivíduos egocêntricos e narcisistas. É a cor do chakra umbilical.

  Amarelo: cor da vivacidade, da leveza e do desprendimento. Produz relaxamento, desinibição, flexibilidade e alegria. Está ligado à liberação da carga excessiva de responsabilidade, diminuição de ansiedade, preocupação e inquietação. Estimula o intelecto e a comunicação. Quando a vida esta vazia, usar o amarelo faz com que novas ideias comecem a fluir. É indicada para casos de anemia, preocupações excessivas, úlcera gástrica e duodenal e falta de confiança no futuro. Deve-se evitar o amarelo em casos de pressão alta, falta de memória, dificuldade de concentração, atraso menstrual, doenças metais. O amarelo é a cor do chakra do plexo solar.

   Verde: possui o efeito de equilibrar todo o organismo além de ser uma cor sedativa. É a cor da disciplina, firmeza, perseverança, equilíbrio, harmonia, autoafirmação e segurança. Mais conhecida como cor da esperança. Indicada para pessoas com depressão, insônia, distúrbios hepáticos, alterações digestivas, estressadas e com baixa autoestima. Contraindicada para pessoas extremamente rígidas, casos de hipocondria, úlcera gástrica e duodenal, espasmos viscerais e cólicas menstruais. O verde é a cor do chakra cardíaco.

  Azul: A cor de maior propriedade terapêutica. Representa a energia celestial. Equilibra e harmoniza o sistema nervoso. Ajuda a alcançar a paz interna, inspiração, criatividade, compreensão espiritual, fé, devoção, paciência e serenidade. Indicado nos casos de obesidade, pressão alta, insônia, nervosismo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade, alcoolismo e neuroses. O azul quase não possui contraindicações, mas deve ser evitado em casos de depressão profunda. É a cor do chakra laríngeo.
   
   Lilás: trabalha a energia transcendental, a intuição, a visão mística Esta cor é um poderoso cauterizador. Atua como estimulante imunológico. Indicado em casos de infecções, tumores e câncer. O lilás é contraindicado em casos de alienação mental. Está relacionado ao chakra frontal.

   Índigo: possui efeito relaxante e energiza o corpo físico. Amplia nossa compreensão, expande a mente, liberta dos medos e inibições. Tem o poder de retirar todos os tipos de obsessão. Tem as mesmas indicações da cor azul e não possui contraindicações. É a cor do chakra coronário.  

   Branco: é a fusão de todas as cores. Considerada a cor da paz. As vibrações nesta cor são as mais rápidas. Os efeitos nos indivíduos são de divina realização, humildade, imaginação harmonia. Promove a autocura e está relacionado com limpeza física e energética. Não usa em casos de palidez ou o estado de “quase morte”.
        
   Preto: é a ausência de cor. Está relacionado com as camadas mais profundas do oceano e do nosso inconsciente. Significa morte e luto. O preto deve ser evitado em casos de tristeza excessiva, depressão, melancolia, medo, paranoia e em casos de luto.   


As cores são incontestavelmente uma fonte de vida, energia, alegria e bem estar.

Permita que sua vida seja colorida como um arco-iris e usufrua de todos os benefícios das cores .




Solange Medeiros
Terapeuta do Bem estar
(11) 99376 7637.




terça-feira, 9 de outubro de 2012

Kit básico para Você ser humano








Nós temos vários kits básicos que fazem parte da nossa vida diária. Entre eles: maquiagem, cabelo, dentes, viagem, primeiros socorros, barba, costura, unha, etc. Mas será que existe uma necessarie contendo itens básicos para sermos humanos? Acredito que cada um vem com o seu kit quando nasce, mas temos o livre arbítrio para fazer o que quiser com ele. 


Abaixo estão alguns itens básicos presente no kit para ser realmente humano. 







1. Você receberá um corpo.

Você pode gostar dele ou não, mas ele será seu enquanto durar seu tempo por aqui na Terra.


2. Você fará um aprendizado.

Você está inscrito por tempo integral numa escola informal chamada Vida.
A cada dia nesta escola você terá a oportunidade de aprender lições.
Você pode gostar das lições ou achá-las estúpidas ou irrelevantes.


3.Não existem erros, apenas lições.

Crescer é um processo de tentativa e erro: experimentação.
Os experimentos “fracassados” são parte do processo, tanto quanto o experimento que é considerado um "sucesso".


4.Uma lição será repetida até que seja aprendida.

Uma lição lhe será apresentada de formas variadas, até que você a tenha aprendido.
Quando a tiver aprendido, você poderá passar à lição seguinte.


5.O aprendizado nunca termina.

Não há parte da vida que não contenha suas lições.
Enquanto você estiver vivo, haverá lições a serem aprendidas.



6.“Lá” não é melhor do que “aqui”.

Quando o seu “lá” tiver se tornado um “aqui”, você simplesmente obterá outro “lá”,
que novamente parecerá melhor do que “aqui”.



7. Os outros são meramente seus espelhos.

Você não pode amar ou odiar algo em outra pessoa,
a menos que isso reflita algo que ama ou odeia em si mesmo.



8. O que você faz de sua vida é escolha sua.

Você possui todas as ferramentas e recursos de que precisa.
O que fará com eles depende de você. A escolha é sua.



9. Suas respostas estão dentro de você.

As respostas às questões da Vida estão dentro de você.
Tudo o que você precisa fazer é ver, ouvir e confiar sempre.


10. Você se esquecerá de tudo isto.


11. Você poderá se lembrar quando quiser.


(Autor Desconhecido)




Solange Medeiros
Terapeuta do Bem estar
(11) 99376 7637