Você gosta de estar só ? Se sente bem com sua própria companhia ? Ou ficar sozinho é uma angústia, um martíro e um vazio sem fim ?
Exite uma grande diferença em estar só e ficar só. Entre solitude e solidão
Em alguns dicionários, como o Wikipedia, encontramos a definição destas duas palavras :
Solitude : "é o estado de privacidade de uma pessoa e não significa estado de solidão. O indivíduo busca estar em paz consigo mesmo".
Solidão: "é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de isolamento e vazio. É mais que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma coisa com outra pessoas, é simplesmente querer algo novo que a transforme."
As pessoas que não gostam de ficar sozinhas, normalmente, tem medo de suas emoções e de seus pensamentos. Nos momentos de isolamento temos a grande oportunidade de nos conhecer melhor, de entrar em contato com os nossos desejos mais profundos e ouvir nossa alma. É preciso aprender a Ser só, para aprender a simplesmente só Ser. Este é o objetivo da solitude. Porém a maioria das pessoas buscam as companhias externas para fugir da solidão e não se permitem entregar a este momento que ao mesmo tempo é intenso e sublime. Confundem isolamento com abandono.
Podemos estar sozinhos fisicamente e nos sentirmos acompanhados internamente ou estarmos acompanhados de várias pessoas e nos sentindo totalmente solitários.
As vezes temos nas redes sociais mais de 1000 "amigos" e nos sentimos mais sozinhos de quem tem apenas 10. Lembres-se : quantidade não é sinônimo de qualidade.
Aprenda a conviver em harmonia consigo mesmo e perceberá que você é a sua melhor companhia.
"Se te é impossível viver só, nasceste escravo" (Fernando Pessoa).
Solange Medeiros
Terapeuta do bem estar