
Receber uma massagem é muito relaxante e revigorante, principalmente depois de um dia muito agitado. É uma forma simples de aumentar sua satisfação, além de funcionar como espécie de carinho por si mesmo.
A terapia das massagens é muito antiga e utilizada em várias culturas do mundo. A China, Japão, Índia, Havaí, Egito, dentre outros, conhecem seus benefícios há milhares de anos. O Império Romano também utilizava das massagens para tratamentos e relaxamentos.
Atualmente pesquisadores do departamento de neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles (EUA), descobriram que uma simples sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade de uma pessoa.
"As pessoas sempre buscaram a massagem como parte de uma vida saudável, mas até agora não havia provas de que a terapia pudesse melhorar a resposta imunológica", explica Mark Rapaport, médico responsável pelo departamento.
A pesquisa avaliou dois grupos: um deles foi submetido a 45 minutos de massagem e o outro, recebeu apenas toques leves no corpo. Todos os participantes tiveram amostras de sangue coletado cinco minutos antes da sessão e após a massagem.
O grupo que recebeu a massagem apresentou, entre outras alterações, mudanças significativas no nível de leucócitos (glóbulos brancos do sangue) e uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
O estudo foi publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine.
Não importa o estilo, as massagens ajudam a relaxar o corpo, acalmar a mente, equilibrar as emoções, etc. Conheça alguns dos seus benefícios :
- Fortalece o sistema imunológico.
- Possui efeito sedativo sobre a dor.
- Regula os hormônios (TPM e Menopausa).
- Elimina toxinas auxiliando na circulação sanguínea e linfática.
- Melhora a qualidade do sono.
- Alivia enxaquecas e dores musculares.
- Diminui o estresse e o cansaço.
- Melhora a nutrição da pele tornando-a mais bonita e saudável.
- Combate os sintomas de ansiedade e depressão.
- Melhora a concentração
- Relaxa corpo e mente.
- Auxilia o organismo a encontrar o estado de equilíbrio.
- Reduz o custos com remédios e assistência médica.
Fonte: Uol e Bons Fluidos