domingo, 4 de maio de 2014

Moxabustão - Terapia da Medicina Tradicional Chinesa

 
 
 
 
A moxabustão é uma técnica terapêutica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos utilizados na acupuntura. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior a acupuntura. É muito utilizada em outros  países como: Japão, Coreia, Tibete, Mongólia e, claro, China.
 
A moxabustão significa literalmente “longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia. A cauterização, da qual deriva a moxa, foi um desenvolvimento que se seguiu ao uso do fogo. Considerou-se o aquecimento e a sensação de bem estar que o fogo proporcionava nas cavernas frias e úmidas.
 
Segundo Medicina Tradicional Chinesa, o frio, vento e umidade são grandes causadores de doenças. Assim como na acupuntura, a moxabustão é capaz de promover o equilíbrio do corpo pois desobstrui os bloqueios de energia, porém, ao invés de agulhas, utiliza aplicações de calor nos pontos dos meridianos (canais energéticos). O calor da moxabustão é extremamente penetrante e sua finalidade é estimular e provocar aquecimento fornecendo calor e energia vital para o corpo, promovendo o relaxamento e normalizando a circulação energética.

A moxabustão auxilia no tratamento e prevenção de diversas síndromes energéticas ou disfunções no organismo, tais como: lombalgias, ciatalgia, letargia, cansaço físico e mental, doenças crônicas e degenerativas, artrose, esporão, distúrbios sexuais, problemas menstruais, dores musculares e muito mais. 

Principais contra indicações:
  • Febre.
  • Problemas na pele.
  • Queimaduras.
  • Feridas abertas ou traumas recentes.
  • Mulheres grávidas.

Agora que você sabe um pouco sobre o que é moxabustão, pode usufruir de todos os benefícios que esta terapia milenar oferece, principalmente para quem não gosta muito das agulhas.






Solange Medeiros
Vitrine do Bem Estar
(11) 99376 7637