terça-feira, 8 de julho de 2014

Mais leveza no ambiente de trabalho


Passamos uma boa parte do nosso dia no trabalho e gostar do que se faz e ter um ambiente agradável é fundamental pois interfere diretamente na produtividade.

Pesquisas revelam que 64% dos trabalhadores já passaram por situações extremamente estressantes e que a cada 10 pessoas 7 não gostam do que fazem. São dados muito relevantes que devem ser levados em consideração. A raiva provoca tensão muscular, aumento da frequência cardíaca e respiratória e da pressão sanguínea, letargia, tendinite, dificuldade de raciocínio e concentração, problemas no sistema digestivo e imunológico. A raiva acumulada ao longo da vida afeta diretamente o fígado e a vesícula biliar podendo causar  hepatite, cálculo biliar e em alguns casos mais graves a retirada da vesícula.
 
É importante perceber se esta emoção se torna uma resposta frequente às situações de estresse e procure distinguir o que a desencadeia e quais suas principais fontes. Conscientizar-se disso pode te ajudar a evitar e a lidar com a raiva. Por exemplo: se um colega de trabalho consegue uma posição na empresa que você imaginava que seria sua, esta pessoa ou situação pode ser uma fonte de raiva. Situações de trânsito também são muito comuns desencadear em nós a raiva.   

Este sentimento quando canalizado de uma forma positiva pode ser muito benéfico. Ajuda-nos a seguir adiante, ter mais criatividade, enfrentar situações adversar, ter foco, ímpeto em realizar projetos e muito mais.
 
Existem coisas muito simples que à serem feitas para você ser mais sereno : procure ter uma boa noite de sono; tome um café da manhã saudável e nutritivo antes de sair para o trabalho; tenha uma alimentação a base de legumes, frutas, verduras, carne magra, cereais integrais; busque bons relacionamentos interpessoais tanto no ambiente familiar como no profissional; faça algo para relaxar como passear no parque, fazer uma massagem, andar descalço, sair com os amigos; adote um hobby; pratique atividade física ou meditação; evite alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas ; procure não reagir com agressividade a fatos irrelevantes mas se quiser responder procure palavras comedidas para não se arrepender depois; coloque-se na situação do outro; alongue-se alguns minutos no trabalho; almoce com os colegas de trabalho mas evite assuntos do escritório; ajude os colegas em suas tarefas quando necessário; se puder divida o carro com algum vizinho ou colega; personalize seu espaço no escritório com coisas que lembrem tranquilidade da vida longe do trabalho; lembre-se de beber água; comprometa-se com os horários de entrada e saída do trabalho para evitar horas extras e assim aproveitar mais tempo ao lado das pessoas que ama.

Enfim, existe uma infinidade de possibilidades para você não estressar no trabalho ou ao menos procurar evitá-lo. Aproveite mais a vida.

Desenvolva seu trabalho com toda dedicação, amor e gratidão. Tenho certeza que os resultados irão te surpreender.


 
 
 
 
 
Solange Medeiros

Terapeuta de bem estar